Radio HRVC

Por Don Moore

O seguinte artigo foi conteúdo de uma reportagem do programa DX Party Line da emissora HCJB em Dezembro de 2000.

------------------------------

Eu já praticava o Dexismo há quase trinta anos e há muito tempo deixara de tentar contar as quantas emissoras Latino - Americanas eu já havia escutado. Haviam umas poucas emissoras que se sobressaíam de todas as demais, e uma delas era a HRVC em Honduras. Primeiro, a HRVC operava há um tempo maior do que eu posso me lembrar. Haviam apenas quatro estações que, de acordo com minha experiência, sempre estiveram em operação, fáceis de se ouvir, na faixa de 60 metros durante meus trinta anos de Dexismo, e uma delas era a HRVC. As outras, na ordem, eram Rádio Atlantida no Peru, Rádio Quito no Equador, e Ecos del Torbes na Venezuela.. Em outubro de 1972, a HRVC tinha sido uma das primeiras emissoras Latino - Americanas das quais eu tinha confirmado. Uma década depois quando eu vivi em Honduras, a HRVC se tornou uma das primeiras emissoras de rádio que eu visitei.

Tegucigalpa, a capital de Honduras, atualmente é uma cidade de faces iguais. Voltando a época colonial, haviam ali duas cidades. A região ribeira ao norte do Rio Choluteca estava Tegucigalpa, que era o local de todas as repartições do governo bem como das principais igrejas, e onde todas as famílias ricas de sangue Espanhol viviam. Na região baixa e plana ao sul ficava Comayaguela, onde a população indígena e mestiça - a classe operária - viva. O mercado ao ar livre, parte importante de qualquer cidade Latino - Americana, funcionava em Comayaguela, do outro lado da principal ponte que a ligava a Tegucigalpa. Como o comércio se desenvolveu, as primeiras lojas foram abertas próximas ao mercado e gradualmente as ruas circunvizinhas se tornaram o principal centro varejista da metrópole. Algumas décadas atrás, não tenho certeza quando, Tegucigalpa e Comayaguela foram oficialmente unidas em uma só Tegucigalpa.

Eu visitei a Rádio HRVC pela primeira vez quando eu vivi em Honduras em torno da década de 1980 e novamente em 1990 quando fiz uma viagem até aquele país. A estação está localizada no centro comercial do distrito de Comayaguela, a poucas quadras do mercado ao ar livre. Ela está instalada do outro lado da rua onde fica La Atomica, uma grande loja de departamentos. A estação fica em uma construção histórica de três andares feitas com blocos de cimento cunhados e muito bem conservados e cercada por outras construções semelhantes que abrigam escritórios e lojas. No momento, são utilizados apenas o segundo e terceiro andares. Creio que o primeiro andar foi vendido.

Em minha primeira visita a estação, me lembro de ter conversado com Cindy Madraiga, uma secretária Americana de Lewinstown, Pennsylvania - que fica a menos de uma hora da minha cidade natal. Cindy tinha vindo como missionária para apenas um curto período naquele local mas acabou ficando ali após Ter se casado com um missionário Batista Hondurenho. Um de seus serviços era o de responder a grande quantidade de informes de recepção que a estação recebia a cada semana. Eu pude ver naquela pilha de informes algo que foi muito bom para mim, ver nomes que eu reconheço bem como a forma que outros Dexistas redigem seus informes de recepção. Muitos destes Dexistas tinham incluído IRC´s em seus informes. A emissora não conseguia efetuar o resgate do valor destes IRC´s em Honnduras e ainda havia toda uma política de envio deles para seu escritório nos Estados Unidos. Contudo, eu pude comprar alguns daqueles, então consegui um bom estoque de IRC´s suficiente para o restante de minha temporada em Honduras. Cindy não esteva na lista de funcionários da emissora durante vários anos, mas um Señor Madraiga estava listado como diretor de programação da emissora. Eu suspeito que ele é seu marido.

Eu não tenho planos imediatos de qualquer outra visita a Honduras, mas isso pode acontecer algum dia. E, quando eu estiver lá, um dos primeiros lugares que eu planejo ir será aquele pequeno prédio de três andares próximo ao mercado em Comayaguela, a casa da HRVC.

------------------------------

Artigo originalmente publicado no site de Don Moore ( http://donmoore.tripod.com ) e traduzido por Ivan Dias da Silva Junior ( ivan_sorocaba@yahoo.com.br ), membro do DX Clube do Brasil, a quem foi autorizada a tradução pelo autor.

Patepluma International Radio -- Indice em Portugues

Webmaster:

Don Moore